terça-feira, 21 de outubro de 2008

Glossário de Geografia


ABALO SÍSMICO: Movimento natural que ocorre no interior da Terra (terramotos, tremores de terra) e se propaga por vibrações.

BACKGROUND: Termo utilizado em geoquímica e geofísica para relacionar um valor, teor ou percentagem mineral, ou ainda uma propriedade física (radiométrica, magneto métrica, etc.) a um padrão regional para efeito de comparação. Os valores podem ser apresentados sob a forma de ppm, ppb, cps, etc.

BACTÉRIAS: Organismos de uma única célula, algumas espécies sendo parasitas de animais ou vegetais.

DECLINAÇÃO MAGNÉTICA:
Ângulo formado entre o norte geográfico e o norte magnético.

DECLIVE: Inclinação do terreno de cima para baixo. O mesmo que a clive, encosta, ladeira.

DECOMPOSISÂO: Alteração das rochas produzida pelo intemperismo químico.

DÉFICIT: Saldo negativo. Excesso da despesa em relação à receita em um orçamento ou actividade económica.

ECLIPSE: Escurecimento total ou parcial de um corpo celeste desprovido de luz própria, devido à interposição de outro corpo, também sem luz, e um astro luminoso. Um exemplo é o dos eclipses lunares, em que a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua; outro é o dos eclipses solares, em que a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol – no último caso, o eclipse é sempre parcial, ou seja, observável apenas em algumas regiões da Terra.

ECLUSA: Diques construídos de forma a permitir a elevação ou descida de embarcações em dois leitos de hidrovias (rios ou canais) que apresentam um grande desnível de altura entre eles. Represa, comporta.

ECOCLIMA: Série gradativa de populações geneticamente adaptadas a certas posições num determinado gradiente ecológico. Semelhante a ecótipo.

ECOLOGIA: Ciência que estuda todas as relações entre os organismos actuais e os ambientes envolventes, a distribuição dos organismos nestes ambientes, bem como a natureza das suas interacções.

ECONOMIA:
Ciência que estuda as questões relativas à produção, armazenamento, comercialização e distribuição de bens voltados para a satisfação das necessidades humanas, à priorização na aplicação de recursos, ao controle da moeda e das contas públicas, entre outras.

ECONOMIA de MERCADO: Sistema económico, como o capitalismo liberal e neoliberal, que condena a intervenção do Estado na economia e o controle estatal das empresas, sendo favorável à propriedade privada dos meios de produção e de circulação de mercadorias, em uma economia regulada pelos mecanismos de mercado.

GADO BOVINO:
Rebanho de bois e vacas.

GADO CAPRINO: Rebanho de bodes e cabras.

GALÁXIA: Aglomerado de estrelas e corpos celestes que giram em torno de si mesmos.

GARGANTA: Passagem apertada e profunda de um vale. Às vezes também se usa este termo como sinonimo de colo. A garganta é uma passagem mais estreita que um desfiladeiro.

HÁBITAT GEOGRÁFICO: Pode ser entendido como a distribuição das habitações dos seres humanos no espaço geográfico.

ICEBERG: 1. Grande massa de gelo flutuante que se despendeu de uma geleira ou de uma capa de gelo, e que se apresenta com mais de 5m acima do nível do mar. 2. Massa de gelo solta nos oceanos, desprendida de geleiras; cerca de 8 décimos dos icebergs ficam submersos, e são uma ameaça à navegação.

IDEOLOGIA: Conjunto de ideias (crenças, tradições, princípios e mitos) próprias de um indivíduo ou grupo social, que refletem, racionalizam e defendem os próprios interesses e compromissos institucionais, sejam eles morais, religiosos, políticos ou económicos.

NAÇÃO: Grupo de pessoas unidas por laços naturais permanentes, como língua, cultura, costumes, uma história em comum, ou ainda, como bem disse o pensador francês Ernest Renan, unidas pela “vontade de viver junto”.

NACIONALIZAÇÃO: Termo utilizado para designar o ato de incorporar, ao controle económico maioritário de um Estado nacional, empresas, serviços e bens até então sob controlo privado de empresas nacionais ou estrangeiras.

RADIAÇÃO: Energia ou partícula de alta energia que se propagam através do espaço.

RADIAÇÃO SOLAR: Emissão de raios solares que incidem sobre a superfície terrestre e irradiam para a atmosfera aquecendo-a.

RADIOATIVIDADE: Propriedade que possuem certos núcleos atómicos de se desintegrarem espontaneamente, liberando diferentes tipos de radiação, como raios ou partículas alfa, fóruns gama, etc.

UMIDADE:
Presença de água nos corpos sólidos ou gasosos.

UMIDADE ATMOSFÉRICA: Resultado da evaporação (maior no mar e menor na terra) e da evapotranspiração (das plantas), conforme a altitude, a latitude, os ventos e a temperatura (quando alta, aumenta o ponto de saturação, Isto é, a capacidade de retenção de vapor d’água pela atmosfera).

XENOFOBIA: Sentimento de repulsa de uma população ou indivíduos em relação a estrangeiros.



Trabalho realizado por: Rodrigo Marques e José Mendes

3 comentários:

Xphia disse...

Verifico que o teu portfolio foi FINALMENTE ACTUALIZADO.


O Glossário que tu apresentas como sendo de Geografia é totalmente diferente do dos teus colegas. Aliás muitos dos conceitos são mais de CN.
Foi uma proposta da professora?


Tens que traduzir para português, pois está em brasileiro.


Sempre que publicares um trabalho no e-portfolio explica o contexto do mesmo. Ou seja: que tipo de trabalho é que é (neste caso um glossário); para que disciplina se destina (neste caso Geografia); se foi um trabalho pedido ou de tua iniciativa (neste caso foi um pedido)e o seu objectivo.

Em relação ao e-portfolio:
actualizar as horas (pede auxílio em AP ou TIC)

Espero em breve aparecer por aqui para mais comentários.
O mesmo será dizer que aguardo por mais publicações!
:)

Anónimo disse...

Olá Rodrigo!
O Glossário que ra para fazer não era este.
Beijinhos.

Profª Assunção Roque disse...

Rodrigo:

O glossário não foi reformulado e não corresponde ao pedido, tal como já foi referido pela tua colega Ana Carolina. Também já tinha feito este comentário ao José Mendes. Atenção!!!

Professora Assunção Roque

 
Free R Black Chancery MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com